Saiba mais sobre o câncer adulto e infantil

O câncer é uma doença degenerativa resultante do acúmulo de lesões no material genético das células, de proporções graves pois ameaça a vida.

Ele pode afetar qualquer parte do organismo, atacando pessoas de todas as idades, ocorrendo quase com a mesma proporção para ambos os sexos.

O câncer traz efeitosfísicos, psicológicos e emocionais devastadores, causando desorganização navida dos que são diretamente atingidos por ele, o próprio paciente e consequentemente sua família.

No Brasil, o câncer infantil atinge mais de cinco mil crianças e adolescentes, levando a mais de dois mil óbitos por ano nas idades de0 a19 anos, verificando-se um progressivo aumento de casos. O câncer é uma doença de impacto negativo na vida dos pacientes e de seus familiares.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2008 acontecerão 466.730 novos casos da doença.

Embora o Ministério da Saúde divulgue a cura em 70% dos casos, atribuídos aos avanços no diagnóstico e tratamento da doença, afirma também que isso só pode ser conseguido quando o diagnóstico é precoce e a criança recebe o devido tratamento em instituição especializada (INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER,2003). Por outro lado, o difícil acesso à informação e atendimento nos serviços de saúde, retarda o diagnóstico e dificulta o tratamento e a cura.

O diagnóstico de uma doença crônica é um evento desestabilizador em qualquer fase do ciclo.

Quando uma criança é acometida por uma doença grave, o abalo parece ser ainda maior. Um diagnóstico precoce é geralmente difícil de ser alcançado na maioria dos tumores nas crianças, pois a progressão da doença desde o início é silenciosa, muitas vezes os sinais e sintomas só aparecem quando a doença está instalada.

Entende-se que a situação da doença abrange os aspectos físicos, psicológicos e sociais de todafamília, fazendo com que a mesma mude seu ritmo de vida, relacionando-se de tal forma com a criança doente que perde suas identidades e individualidades, apropriando-se do estado clínico da criança e vivendo-o de forma intensa e abalada.

Bibliografia: Monografia de Érica Cordeiro Lima*

Anne Carolline G da Silva Portugal**